Aguarde...

Benvindos Freguesia de Ferrel - Peniche

Ferrel Através dos Tempos

Ferrel, Lança o 2º Livro da sua história. 

Inserido nas comemorações da Festa em Honra de Nossa Sra. da Guia, decorreu no passado dia 9 de Agosto de 2019 o Lançamento do livro "Ferrel através dos tempos” de Joaquim Silva Jorge, no auditório do Jardim Infantil de Ferrel.

Conhecido pelo seu trabalho à frente da Associação para o Jardim Infantil de Ferrel, Joaquim Jorge é uma das personalidades desta vila sede de freguesia e quis deixar em livro um registo daquilo que são as suas próprias memórias e outras informações recolhidas junto da população. "Ferrel Através dos Tempos" é o título da obra, escrita não por necessidade financeira ou de protagonismo mas sim com sentido cívico para com a comunidade, como explicou o autor, no dia do lançamento. “O que me levou a escrever este livro, não foram interesses financeiros nem de promoção pessoal, O que realmente me levou a escrever este livro foi a vontade de transmitir aos outros, atuais e vindouros, aquilo que eu sabia e aquilo que consegui saber sobre Ferrel, para que a sua história jamais seja esquecida e para que o seu conteúdo também sirva de instrumento de cultura e trabalho escolar.” Perante um auditório cheio, nas instalações da associação que fundou, o escritor lembrou a promessa que fez nos tempos da guerra colonial e de como a obra se insere no âmbito da mesma. “Nos momentos de aflição na guerra do ultramar disse que se escapasse daquela guerra vido, iria colaborar na medida do que me for possível, no desenvolvimento da minha terra e do bem-estar da minha comunidade. Este livro está no âmbito da minha promessa e foi escrito para continuar a cumpri-la. Poderá ser a última pois a idade não perdoa e as forças começam a faltar. É um trabalho de há muitos anos em que recolhi, factos, imagens, testemunhos, etc. para tentar transmitir com fidelidade e verdade a história da nossa terra.” 

Na plateia, onde estiveram os presidentes da Câmara e Assembleia Municipal de Peniche, Henrique Bertino e Américo Gonçalves, e os presidentes de junta de freguesia de Ferrel e Peniche, Pedro Barata e Teresa Lopes, foi escutada a intenção do autor em enriquecer a obra em possíveis futuras edições. “Espero que os conterrâneos que tenha elementos e informações uteis para a história de Ferrel, os transmitam para que numa possível nova edição o livro saia mais valorizado e a história de Ferrel mais enriquecida. “

O lançamento contou com moderação de Luís Manuel Rodrigues Silva, escritor e poeta e apresentação de Luís Filipe Pereira dos Santos, professor do ensino secundário e contou com o apoio da Junta de Freguesia de Ferrel. 

Este site utiliza cookies. Ao utlizar o website, confirma que aceita a nossa politica de privacidade.