Aguarde...

Benvindos

Foto Reportagem

Sala do Futuro

Administração 25/10/2018 Sala do Futuro

1º Sala do Futuro do país em Escolas Primárias… Lançada em 2015 em Ferrel.

Para nós o Futuro é hoje!

Trata-se da primeira Sala do Futuro no contexto do 1º ciclo do ensino público a ser lançada em Portugal. Foi uma iniciativa pioneira que contou com o apoio financeiro da Junta de Freguesia de Ferrel na ordem dos 20.000,00€.

Foi um investimento que aliou a mais moderna e diversificada tecnologia digital em contexto educativo ao desenvolvimento de pedagogias inovadoras e colaborativas, tendo como objetivo fundamental a melhoria do sucesso dos estudantes e uma diminuição da distância entre a linguagem digital que contextualiza as vivências dos alunos e o universo escolar ainda excessivamente analógico. A dinâmica iniciada em 2015 com este investimento da Junta de Freguesia, transforma desde então, as vivências escolares quotidianas de cerca de 100 alunos, proporcionando-lhes mais e mais significativas aprendizagens, preparando-os para interagir de forma mais adequada e construtiva no mundo que os rodeia. Este esforço de melhoria insere-se num caminho iniciado pelo agrupamento de escolas de que a EB1 de Ferrel faz parte e que está já consubstanciado na Sala do Futuro da E.B. de Atouguia da Baleia, a qual, vocacionada para os 2º e 3º ciclos, constitui já uma referência nacional e mesmo em projetos internacionais enquanto cenário de aprendizagem do século XXI, das novas aprendizagens que o mesmo exige e de novas abordagens pedagógicas.

Estão particularmente viabilizadas aulas de Literacia Digital, de Programação e Robótica, de Laboratório de Matemática e Ciências, bem como das outras disciplinas curriculares e de enriquecimento.

Este salto qualitativo nas aprendizagens proporcionadas a estes alunos só foi possível porque diferentes entidades têm apoiado de diferentes formas os esforços do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia, entidades como a Fundação Calouste Gulbenkian, a Promethean, a autarquia, em especial neste caso concreto, a Junta de Freguesia de Ferrel.

No fundo é um desenvolvimento natural de uma dinâmica de sucesso e como tal percebida pelos mecenas, stakeholders e comunidade local e regional, resultando num progresso seguro e sustentado daquilo que é aprender e ser aluno na nossa região e no nosso país.

Galeria de Fotos

Clique nas imagens para visualizar


Partilhar

Ver Todas